sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ÀS VEZES O RIO É ISSO

Hoje, o Rio de Janeiro amanheceu liiiindo... Deve ser porque ELE tá chegando.
Quando estacionei na "orla do Leblon para trabalhar" (háháhá!! Momento "chora vagabundo, chora!"), constatei que hoje, só quem está trabalhando nessa cidade sou eu, os chefes, e o cara da britadeira da construção vizinha a minha sala... FATO!

Mas tem nada não... hoje é sexta-feira e tenho momento fugidinha mais cedo (free friday), madame's day e rock'n Rio!!!!
Também sou filha de Deus!!!

Aguardem cartas. Expectativa demais pode ser o fundo de um poço ainda em processo de escavação. Por isso, nada de inveja. Nem da branca, ok! Mas tô na fé. Yo lo merezco!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NOVO CLIMA

PRECISO RECEBER INSALUBRIDADE. FATO.

Vou te contar. Dentre tantas opções, escolhi lidar com gente. Pessoas do tipo humano, que às vezes despertam o nosso instinto mais primitivo. Freud tinha razão. E minha saúde mental, por vezes, questiona as minhas escolhas. Gente é bicho difícil. No contexto laboral, então, tem dias que parece que o cenário fica ainda mais trash!
Quando quer e tem muita vontade, gente reclama, gente briga, gente não pára nem para fazer sinapses, gente nem quer entender. Gente aperreia o nosso juízo e esse parece ser o objetivo primordial. Gente quer e ponto. A vida coletiva que se resolva depois.
Olha só: dente não fála, casa não resmunga, máquinas obedecem. Sim, minha vida poderia ser, pelo menos, um pouco mais tranquila! Mas dedo podre é dedo podre. Aponta pra letrinha errada porque o coração quer, porque gosta de escarafuchar no mundo psíquico, porque tem inclinação para o que não pode controlar, prever ou presumir, contrariando a minha personalidade que precisa de regras para viver, desde que eu me entendo por gente. Vai entender. Gente é assim. 

É O AQUECIMENTO GLOBAL. CERTEZA.

Era só o que faltava. Pra completar, ele apareceu por aqui com o seu humor que eu tanto adoro!
http://crleao.blogspot.com/

O nome é Pica Pau e eu já gostei, de cara, da descrição.

"Me admira o pica pau comer miolo de angico, tem hora que é taco taco, tem hora que tico tico, nem sente dor de cabeça, nem quebra a ponta do bico". (Apresentação de Mané Xudu)

E o primeiro post foi um recado pra mim!! Bem no estilo dele. Mas euzinha não consegui me entender com o blogspot ainda, e ele não quis reproduzir minhas palavras do blog do tal anônimo que andava por aqui!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SAUDADE DELE

É a falta de acordar com um abraço, de ter o café prontinho, feito por ele. É a falta de chegar em casa e ter ele para pegar todos os pesos que eu vim carregando, já na porta, e me dar um abraço gostoso. É o não ter a companhia para ir para academia, nem aquela atenção e preocupação de quem me leva água no meio do treino. Várias vezes. A falta da pergunta sobre o que vamos jantar e a ausência do peito para eu descansar depois de um dia difícil e adormecer com o cafuné mais gostoso do mundo.
A saudade é maior, porque a gente se entende numa sintonia fina. Pouco tempo é muito tempo, porque a  nossa cumplicidade preenche as nossas horas. E qualquer hora longe, faz falta...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


"No fim das contas, apesar de todo controle, toda vigia, toda projeção, todo achismo, existe esse lado absolutamente inesperado e não há nada que possamos fazer para mudar essa cara que a vida também tem. O que dá pra fazer é continuarmos a fazer escolhas que passem pelo nosso coração, estar conectados com o positivo, ter um olhar atento e amoroso para o nosso bem-estar. Continuo a acreditar que a vida leva isso em conta na elaboração do desenho que faz junto com a gente. Continuo a acreditar que o sentimento cria, assim como a palavra. A propósito, o controle excessivo também cria: rugas, estresse, tensão muscular, dores de cabeça metafóricas e literais, além de um coração encolhido e mal-humorado. Se não dá pra gente controlar, melhor apostar em lidar com a vida com mais alegria e leveza. Seja lá o que tiver que acontecer, o caminho, ao menos, vai ser mais agradável" (Grey’s Anatomy) .

AINDA PELA EVOLUÇÃO...

NÃO DEVERIA, MAS AINDA É

Algumas vezes, um certo desequilíbrio interno é necessário para que a gente consiga expressar o que não nos agrada. Em alguns momentos, a catarse é necessária para que a gente grite os nossos direitos sem nem pensar se está sendo inconveniente. E se nossos "pedidos" são justos, a gente consegue o que é nosso por merecimento, logo após a "tormenta", sem nenhum planejamento ou ensaio prévio.
Não precisaria ser assim. Não é o melhor caminho. O melhor é sabermos nos dar o devido valor e cobrar por ele na normalidade dos nossos dias. Mas para alguns, isso ainda é a evolução. Para mim, isso ainda é uma meta a ser alcançada. Enquanto isso, vou conseguindo algumas coisas à custa de dores de cabeça, aborrecimentos e surtos momentâneos. O bom é que passa. Os transtornos passam. As conquistas, ah (...) essas permanecem...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MAIS SOBRE PLANOS



''Aos sete anos, projetava que minha vida estaria resolvida aos 37. Administraria somente a felicidade. Dei o prazo de três décadas para não me preocupar. Talvez o paraíso naquela época fosse cabular temas, não ir à escola, muito menos ser submetido às provas. Não mirabolava encargos, superações e dificuldades. Até porque a vida adulta é distante, uma velhice para criança.

Recordo a atmosfera do que imaginava. A sensação de alívio do futuro. A felicidade seria estável e permanente. Era uma fórmula que deveria encontrar e adotá-la no restante dos dias. Algo como a receita de galinha recheada da avó. Uma vez feito o prato, ele se repetiria eternamente.

Não enxergava o estado provisório e fugaz do sentimento, um clarão que nos ajuda a suportar depois o escuro. Hoje entendo que a felicidade é rara, relampeia, olhamos onde estão nossas coisas e seguimos tateando com mais facilidade.

Não sou sinônimo de sucesso. (...) Mas não pretendo ser diferente! (...)
Há gente que se gaba em dizer que cumpriu o sonho dos sete anos. Seguiram à risca a ambição de pequenos.

Eu fico com dó da coerência. Desse jogador de futebol que não admitiu a confusão vocacional. Dessa bailarina que não desobedeceu ao contexto. Desse cantor que não reparou na encruzilhada.

Nossa cultura valoriza demais o planejamento. Como se a linha reta fosse uma virtude.
Eu não fui o que minha infância traçou. Aquilo era fantasia. O que sei fazer é recomeçar e frustrar condicionamentos.

Para um escritor, seria uma enorme falta de criatividade ser o que imaginei quando criança.''

(Carpinejar)

EVOLUÇÃO PESSOAL

EU ACHO

Eu acho que Marriclênia será artista de TV. 
E Zé Zenzo, um maratonista...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E A VIDA SE EXPLICA...


São muitas responsabilidades muito cedo. Alguém disse um dia que, antes mesmo da gente ser adulto, a gente deveria escolher o que gostaria de fazer até o final da nossa vida. Imagina que responsabilidade. Sim, porque quando somos adolescentes, cheio de expectativas, a gente até chega a pensar que o mundo vai acabar amanhã, de tanta pressa e tanta urgência! E compra a propaganda. E pensa no que gosta, no que rende e no que tem oportunidades. E se engana achando que vai querer as mesmas coisas para sempre, para o resto da vida. Talvez sim. Provavelmente, não.
Porque, convenhamos, as coisas não teriam muita graça se a gente passasse a vida inteira só querendo sorvete de chocolate, trabalho no escritório ou roupas brancas. Se - porque eu escolhi ser bombeiro quando criança - eu não mais pudesse virar professor quando me percebo apaixonado por ensinar. A vida engessada seria um pouco castradora. Uma infelicidade dentro dos padrões.

Ter foco, aptidão, gosto para algo é uma coisa. Reduzir os sonhos e as possibilidades por causa disso, é outra, totalmente diferente. Principalmente, porque muitos detalhes a gente só passa a conhecer com o passar do tempo, com as experiências vividas, com os caminhos que acabamos seguindo. E a gente pode, sim, ter gostado muito de suco de laranja durante um bom tempo da nossa vida e - de repente - experimentar novos sabores e passar a consumir outras coisas. Faz parte do processo. Engrandece, amplia horizontes, favorece a nossa adaptabilidade.

Só é preciso consciência e tranquilidade para fazer as escolhas certas daquela hora. E para aquela hora. Algumas escolhas são para sempre, ok. Essas independem da nossa vontade. Mas, mesmo assim, ainda teremos escolhas para fazer a respeito desta categoria. Até as coisas que não podem ser extintas ou apagadas, podem ser transformadas. Então, o que não precisa ser "paratodosempreamém", não deve ser encarado como uma decisão sem volta. Precisa ser enxergada com responsabilidade e discernimento, mas sem o peso da mão única.

E assim a gente vai seguindo e buscando o nosso caminho. Procurando os encontros, as semelhanças e o porto-seguro. Lutando, tentando, voltando, mudando, abdicando, arriscando, confiando, acreditando.
Tendo em mente que os planos são metas, sonhos e desejos e não "determinações compulsórias".
Pense nisso!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FINALMENTE CHEGOU!

MAIS UMA DO CAIO



"Não sou pra todos. Gosto muito do meu mundinho, ele é cheio de surpresas, palavras soltas e cores misturadas. Às vezes tem um céu azul, outras tempestade. Lá dentro cabem sonhos de todos os tamanhos, mas não cabe muita gente, todas as pessoas que estão dentro dele não estão por acaso: são necessárias".
 
Caio Fernando Abreu

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARA MERECER, SAIBA AGRADECER

Por mais clichê que pareça, eu repito: Dê o devido valor as coisas. Não esqueça daquelas que são corriqueiras e aparentemente simples, que tendem a passar despercebidas no nosso questionário de avaliação. Acredite, essas pequenas "ordinariedades diárias" são capazes de preencher um espaço gigante, se a gente consegue sentí-las. É clichê? Então, valorizemos o que sempre é dito, redito e repetido. Por alguma razão, determinados conselhos se tornam frequentes. 

Valorize os momentos de ócio, porque eles serão o seu maior tesouro, na correria insana do dia-à-dia. Valorize as pessoas que estão sempre por perto que - de tão perto - achamos que estarão sempre ali. Elas serão a sua melhor lembrança e o seu porto-seguro "virtual", quando você precisar "sentir-se em casa", mesmo a kms de distância. Valorize o silêncio, a gargalhada despretenciosa, a dúvida que não precisa de resposta imediata. O sossego do fim de semana, a hora de voltar para casa, a cumplicidade do lar. Valorize o tempo gasto pelo outro, a energia despendida e as razões pelas quais levam alguém a sair do ponto comum. Valorize também o ponto comum... O dia comum, o tratamento comum, a segurança do que o comum nos traz em determinados momentos. E se sair do comum, dê créditos a sua coragem, a sua disposição, a sua iniciativa. Valorize a capacidade de emocionar-se com mais um dia.

Valorize cada dose extra de coragem para seguir em frente. A saúde que permite mais um dia de treino. Aproveite enquanto a tem, para fazer coisas que - lá na frente - não poderá fazer com a frequência que deseja. Por falta de tempo ou de condições físicas. Aproveite o que você tem, enquanto você tem. Valorize a possibilidade de escolha. O ficar sentado no sofá ou o sair para correr. A hora extra de trabalho ou uma horinha a mais com a família. Uma noite de festas ou uma manhã de sol. Uma hora na academia ou o merecido descanso. Escolha. Mas na hora de decidir, seja justo com a vida, com o seu corpo e com você mesma. Não escolha por conformismo, preguiça ou imposição de terceiros. Pelo menos, não na maioria das vezes. Seja justo com o que recebe. Aproveite o que lhe oferecem.

Aceite, curta e retribua. É o meu conselho para hoje.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MAIS UMA SEMANA

Semana 02, missão cumprida! 

Lá vai o treininho da semana que passou, ok?!
- Seg - 10' TR + 7km Corrida Leve + 5' caminhada
- Ter - Musculação
- Qua - 10' TR + 6 tiros de 1000 / 3' caminhada + 5' Caminhada
- Qui - Musculação
- Sex - 50'
- Sáb - 10' TR + 8 km corrida leve + 51 caminhada

Essa semana foi atípica... Levei falta na musculação do sábado. É que fui fazer o treino com o marido, corridinha saindo da praia do Pepê, solzinho gostoso, rolou praia e depois, pra malhar, ficou difícil...
Sexta corri no maior estilo "out of myself". Mas corri.

  

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARA VOCÊS, QUE SÃO "MEUS"...

"Mais tarde eu saberia que certas experiências se partilham – até mesmo sem palavras – só com gente da mesma raça. O que não significa nem cor, nem formato de olho, nem tipo de cabelo, mas o indefinível parentesco da alma'' 
(Lya Luft)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

É POR ISSO - Parte III



 http://manoellaalves.tumblr.com/

Mais um recanto, mais um refúgio, mais um bom lugar para levar a alma para passear...
Palavras que funcionam como um espelho fiel. Que me tocam...
A manutenção da crença de que existem - sim - seres iguais a mim. 
A busca pelo pôr do sol, pelo barulho do mar, pela risada despretenciosa...
O desejo pelo que a grande maioria deixa passar sem perceber...

"Abre os olhos e faz dos ouvidos um filtro de tramas mais abertas.
E desapercebe a vida alheia" (Manú).

Não, não perderemos a alma nem a essência. Ouviremos tudo. 
Mas só chegará ao córtex o que interessa ao nosso mundo. O resto, deixemos escapar como poeira fina. Devagar. 
Não nos perderemos, nem ofenderemos. 
Podemos conversar com o nosso pensamento quando a conversa alheia não nos levar pra frente...
Analisaremos o outro, o mundo. Conheceremos mais a  nós mesmos.
Endossaremos as nossas verdades. 
Aquelas que nos mantém de pé, tal qual queremos ser. 
Não por intransigência ou intolerância. Por sobrevivência.
A sobrevivência do que somos. 
Com toda dor e com toda a delícia...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ACEITE

Só um conselho: Não implore para receber o que lhe deveria ser ofertado de bom grado. Você pode até pedir. Ponto. Uma vez. Duas, quem sabe. Nada mais do que isso. Você pode pedir, porque muitas vezes algumas pessoas não conseguem enxergar fora do quadrado. Porque, na maioria das vezes, algumas pessoas não sabem o que você espera delas. Mas, depois que deixou claro, retire-se da salinha dos pedidos. Se, depois do aviso, o que você queria não lhe foi dado, esqueça. Esqueça de esperar o que não estão dispostos a lhe oferecer de livre e espontânea vontade. Sei que a memória irá guardar os desejos, as vontades e a sua esperança de que - um dia - lhe julguem merecedora. Mas não transforme essas lembranças em expectativas. Implorar pelo que o nosso coração queria que fosse natural é dar murro em ponta de faca. Ou receber por obrigação. O que é concedido com má vontade, vira mágoa, lá na frente. Num futuro não muito distante. 
Então, esse é o conselho: Não mendigue sentimentos, nem  a consideração de terceiros. Não faça isso com você mesma. Aceite o que lhe é dado, mas não se acomode, se o que lhe ofertam faz com que você se sinta injustiçada. Equilibre a balança do jeito que lhe restar, mesmo que não seja o jeito do seu agrado. Equilibre da forma que der.

ENVERGA MAS NÃO QUEBRA

"E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário...por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda"  
(Caio Fernando Abreu).

domingo, 4 de setembro de 2011

PENSAMENTO DO DIA

O MOTORISTA SER BOM NÃO É GARANTIA DE UMA VIAGEM AGRADÁVEL. Sempre pode haver passageiro chato, estrada esburacada e ônibus em péssimo estado de manutenção.

CONCLUSÃO

Nem sempre o " é dando que se recebe" chegará de onde você espera e na hora que você deseja. Fato.

É POR ISSO - Parte II

Não sei quanto tempo fiquei conversando com ela ao telefone. Eu sei que foi muito, muito bom. Eu sei que eu precisava muito disso, mesmo ela provocando a minha inveja branca e amiga, falando das duas horas do frescobol de hoje. Gente, três das minhas queridas amigas do mesmo chip, mesmo modelo, deram o ar da graça. Via email, SMS e telefone. Sou infinitamente mais feliz com elas... Como bem disse uma delas, mulheres "out of the world", definitivamente. 
 
"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só"
(Amir Klink).

 

É POR ISSO

"Querida Minha! Nem milhões de msg vão conseguir exprimir a falta q vc faz. Sinto falta dos carões mútuos que dávamos umas nas outras, q na verdade era 'somente' a transcrição do cuidado q temos uma com a outra.O humor ácido e o mesmo chip... A vida dá umas cambalhotas necessárias pra q a gente cresça. Então, vamos fazer dessa cambalhota o nosso melhor duplo twist carpado! Tô aqui sempre sempre sempre sempre e sempre. Amo você"".


SMS da dona do pé de amora nessa manhã de domingo. Providencial. Perceberam porque sinto tanta falta??? É outro nível de "comunicação"... Háháhá! Só ela mesmo. 
Gracias, amiga! Demora muito para chegar o Rock'n Rio??

Ê SARDADE!

Hoje, me deu uma saudade diferente. Uma saudade de me ter de volta, sabe. Tem um montão de gente que sonha em viver a vida de alguém, para não ter responsabilidades, para não ter que andar com as próprias pernas ou ter que fazer escolhas. Pode até parecer legal. Mas a cada dia eu percebo que funciono com um chip um pouco diferente. Sou carente demais para viver em torno de um só alguém. Preciso de muitas e diferentes fontes de satisfação, e isso inclui pessoas variadas com diferentes papéis. E vamos combinar que também deve ser muito chato, para o outro lado, carregar um peso morto nas costas para sempre. Sou altruísta demais para pedir sem dar em troca numa proporção maior.
Infelizmente, no meio em que eu fui levada a estar após 30 anos de vida, os pesos mortos são vários. E as reclamações também. Dos dois lados. E é triste ver que a maior parte das mulheres é composta de pessoas infelizes ou cheias de mágoas, com poucas palavras de amor para direcionar ao outro, mas com uma relação incontável de queixas a fazer. É chocante perceber que as pessoas estão unidas "sabe-se lá porquê", culpando o outro - mesmo que veladamente - por terem largado as suas próprias coisas. E o que vejo, quando tenho que estar nesse contexto, são comportamentos imaturos, egoístas, tristes, infantis e indignados. São pessoas andando de forma torta, mas sem coragem de fazer algo a respeito. E o negócio é tão forte, que pode contagiar até quem nada tem a ver com esse modelo. É de dar medo, podem acreditar! Em pleno século XXI, mulheres em casa, "gastando o R$ do marido para ele não gastar com outra". Maridos afirmando que casar não foi um bom negócio e, por isso, querendo resgatar a vida de solteiro, quando o emprego permite alguns dias de ausência do lar doce lar. Como se isso fosse muito bacana. Dava uma tese de mestrado, acreditem. É de arrepiar!
Aí lembro dos meus. Do meu contexto social. Dos amigos que EU escolhi para conviver e das relações estabelecidas ao longo de todo esse tempo. Mulheres fortes, independentes, que fazem questão de sua liberadade. Homens vivendo na sua real idade cronológica, mesmo com todos os defeitos. As mulheres que trabalham, que correm, que se divertem, que não comportam-se em função do comportamento dos outros. Pessoas que "marcam as 08h no Mangai" para resolver suas questões para não correrem o risco de soltar as insatisfações em doses homeopáticas por toda a vida e tornarem-se amargas. Mulheres que ganham mais do que os homens ou que ganha menos do que eles, mas mulheres que não se escoram nem sugam. Mulheres que agregam, mas que sabem que podem cobrar os seus direitos.
E é disso que tenho saudade. Das minhas mulheres e dos meu homens. Da alegria genuína e das gargalhadas. Da mesa cheia. Do dia na praia, do jogo de frescobol, do banho de mar. Do pé de amora. 
Saudade de "arquitetar planos" e correr conversando, colocando as tensões do dia para fora. De poder falar o que quer, sem a preocupação do que vão achar, pensar ou do que será propagado nas vilas da vida. Saudade de uma gente diferente...
De me desligar do trabalho quando sento na mesa no lanche pré-corrida. Das ligações sem fim, que começavam com reclamações e terminavam em piadas. Do direito de almoçar sentada na mesa. De ter meu carro, meus amigos, minha vida e, com isso, o direito de ir e vir, sem grandes restrições "técnicas". De conviver com crianças. De encontrar, por acaso, alguém muito querido que há tempos não via.
Não, não é que a vida tá ruim. De jeito nenhum. É que ela poderia ser melhor. É que as pessoas poderiam ser melhores. A vida tá boa. O emprego é mais "maneiro" e promissor do que o de antes. O lar é bacanão e dá vontade de voltar sempre. A saúde tá boa, tô conseguindo treinar e tal. Mas falta gente, sabe?! Faltam pessoas na minha vida, que eu escolhi e que me escolheram com tanto carinho. Não essas que eu herdei sem direito a escolha e que possuem chips antagônicos ao meu. E que me entristecem e me deprimem.
Agora, nesse momento, tudo o que eu queria era Ponta Negra "do meu lado da faixa de gaza".  E as duas horas de frescobol. E "a uma" (no máximo duas!) cervejinha pós-jogo, com empanadas argentinas ou um bom crepe. Tudo isso regado a uma conversa de futuro, mesmo que seja besteira.

sábado, 3 de setembro de 2011

TREININHO DA KIKI'S

E por falar em corrida, depois da Meia, resolvi incorporar a corredora. Resolvi treinar para melhorar meu tempo. E não pensem que essa foi uma decisão simples. Tô morando no Rio, a cidade do pernão e do bundão, no maior estilo "ão"! Pra me dedicar a uma planilha de corrida, teria que abrir mão dos treinos pesados de musculação e não me acanhar por me sentir uma franguinha em terra de gigantes. Primeiro, porque o corpitcho não aguenta. Segundo, porque não tenho horas no meu dia, pessoas queridas!!!
Então tô feliz, porque consegui completar a primeira semana da planilha (sem furos!), que achei num site, nas minhas buscas, cujo objetivo é terminar os 10k, abaixo de 50'.
 E segue, para quem quiser:
- Seg - 10' trote + 6 km + 5' caminhada
- Ter - Musculação
- Qua - 10' trote + 6 X 800 (caminhando 2' entre os tiros) + 5' caminhada
- Qui - Musculação
- Sex - 40' de trote 
- Sáb - 10' trote + 8 km de corrida leve + 5' caminhada & Musculação

Próxima semana tem mais! Espero que possa mandar outro "postinho atlético" deste!!!