sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MINHA VIDA

Oi, Filho!

Queria te falar de todas as mudanças que aconteceram nesse último mês. Sim, hoje faz um mês que a gente se encontrou pela primeira vez. Há um mês o meu bruguelo deixou de ser imaginado e passou a ser admirado diariamente. O nosso encontro tão lindo, marcado para o dia 28 de agosto... Eu e você.

Primeiro queria dizer que você não teve cara de joelho por nenhum minuto. E isso não é papo de mãe coruja, não. Você já saiu de mim todo bonitão. Era isso o que o seu pai repetia que nem um disco arranhado na sala da tia Alexandra. "Ele é lindo, baby. Ele é lindo, baby"! Sim, você é um espetáculo. Mas desconfio, filho, que mesmo que você nascesse com a cara um pouquinho amassada, a mamãe também te elegeria o mais bonito da maternidade. É assim, amor. E ai de quem ouse discordar... Mas isso não era o que importava. O importante mesmo foi você ter aparecido todo gordinho, perfeito, de perna grossa, cheio de saúde. O importante foi o seu primeiro choro na sala de parto, a facilidade com que você comeu o seu primeiro lanchinho (e todos os outros!!), a lanchonete da mamãe estar sempre abastecida, seu intestino não dar trabalho para funcionar e todas as coisas que fazem com que o coração de uma mãe durma tranquilo.

Ah, amor. Dormir é apenas um modo de falar. Pelo menos no que se refere a esse último mês. Mas isso também pouco importa, desde que a mamãe não desabe nem fique mal humorada (sim, confesso que tive algumas poucas noites de não saber o que fazer e ter o desespero batendo a porta!!). Mas o papai ajudou muito também nessas noites. Assim como a vovó deu a maior força durante o dia. Equipe é equipe, Rafa. E quando você crescer mais um pouquinho, você vai ver que a sua equipe é um time campeão!!! E que bom que é assim, filho, pois nesse começo os dias são todos mudados. Posso te dizer que a sua chegada causou uma mudança gigantesca e nunca antes imaginada. Na vida concreta e aqui dentro da mamãe. Mas a vida é sábia, filho, e a cada dia as coisas vão se acomodando um pouco mais. 

Hoje sua mãe não fica mais TÃO desesperada, porque já aprendeu a identificar o seu chorinho e a entender todos os conselhos que chegam. E a sua mãe tem boas conselheiras, acredite! Sim, porque a gente descobre, também, que não existe manual de instrução. Cada pessoa é diferente da outra, mesmo quando se é um pinguinho de gente como você! E as noites mal dormidas já são melhor adminstradas quando a gente vai se conhecendo melhor. E duas horas de sonos initerruptos já são suficientes para permitir que a mamãe não fique brigando com os olhinhos, para que eles se mantenham abertos e não cochile nas horas das suas refeições. E o coração não fica TÃO minúsculo na hora do seu banho, nesse frio que faz por aqui.

Esse último mês, filho, foi o melhor da minha vida. Mesmo com todas as crises, todas as transformações que eu sofri, todo o choro incontido e não-explicado. Mãe é assim. Sei que quando você escolheu a sua mãe, lá com o papai do céu, ela (que sou eu!!) era um tanto diferente. Loira, sarada, sem olheiras e com "plata" no bolso... Nesse último mês ela tá um pouco "malamanhadinha", mas, por favor, não reclame, nem queira trocar, pois amor maior você não vai encontrar. E prometo que tudo vai melhorar (até a mamãe aqui!!!!). Mas tá tudo certo, né, amor. Cada dia a gente se conhece e se ama um muito mais. A cada dia a minha cabeça cria novos conceitos e se anima com a perspectiva do que há por vir. Sim, porque mamãe teve medo várias vezes. De tudo que teria que deixar de fazer, do que nunca mais seria igual e coisas do tipo. Parece que essas constatações já não assombram como antes. Parece que você já estava aqui com a gente há muito tempo.

Então, amor da minha vida, muito obrigado por esses 31 dias. Muito obrigado pelo olhar sério e curioso, por ficar calminho no meu braço e fazer com que eu me sinta suuuper importante, pelas risadas que me provoca quando resolve fazer xixi na troca da fralda, pelo cheirinho gostoso de neném dormido, por todas as vezes que segura em mim com uma força que só você tem. Mamãe é toda orgulhosa do "trabalho" que fez com o seu pai. Sim, mandamos muuuito e você é a prova disso.

Há um mês se deu o nosso encontro, Rafa. E acredite que esse encontro foi o mais sublime e divino. Hoje, ainda olhamos para você bobos e intrigados com o milagre da vida. Por saber que era você que mexericava na minha barriga há um mês atrás. Você, meu Rafa, meu maior presente, meu amor maior...

Te amo, com o maior amor do mundo, filho. Um amor incomensurável, inenarrável, indescritível...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FELICIDADE MATERNA


As noites parecem que não duram mais de duas horas. 
Mamãe está com uma cara "marvelousa", com olheira até a bochecha.
Não usa mais perfume e dificilmente consegue almoçar comida quente.
Tem noites que parece que vai entrar em colapso e fica brigando pra não dormir enquanto dá o lanchinho do filhote.
O coração aperta se o filhote chora e fica permanentemente tensa se tem que tirar o pequeno de casa (pra ir ao médico!!)
Mamãe agora parece estilo "malamanhadinha". 
Nada de maquiagem, roupas fashion ou coisas do tipo. 
A barriga não tem sinais do que já foi um dia. Mas a gente paga de evoluída e deixa essa preocupação pra outro capítulo. 
Respira fundo, se embala à vácuo na cinta mais desconfortável e mantém o rebolado. Mais marcas da maternidade!
A lingerie não é da vovó. É vintage.
Não sabe mais o que é rua, pois a casa tornou-se o meu mundo.

Mas o coração está cada dia mais apaixonado...
Porque ele é lindo.
Porque tá tudo perfeito, mesmo que pareça um caos.
Porque tenho companhia permanente, olhar atento quando acordo, cheirinho bom de neném. 
Tenho o presente mais precioso...
Porque ele é a nossa obra mais caprichada, feita sob o olhar de Deus...


terça-feira, 4 de setembro de 2012

A MATERNIDADE

Quem acompanha o meu blog sabe da dúvida que tive sobre onde ter o meu bebê. Agora vim aqui para falar que estou muito feliz com a escolha que eu fiz, principalmente porque o meu filhote chegou ao mundo super saudável e recebeu muuuitos cuidados e mimos na maternidade.


No dia 28 de agosto, às 10h, estávamos na Perinatal da Barra, para eu fazer a minha internação. A cirurgia estava marcada para às 13h. Passamos pouquíssimo tempo na recepção, pois eu já tinha feito a pré-internação. Isso mesmo. Algumas semanas antes da provável data do parto, você entra no site da Perinatal e passa algumas informações para que eles verifiquem, principalmente, a questão do Plano de Saúde. Tudo isso para que no dia, a pessoa não fique perdendo tempo na Recepção esperando autorização ou coisas do tipo.

Como eu já tinha feito isso, esperei só o tempo para assinaturas e espera de arrumação do quarto. Logo estávamos alojados. Eu, pato, mainha, tia Antônia e tia Monique, os 1os a chegar. No quarto, um mimo para a mãe. Necessaire com artigos para higiene pessoal. Passei pouquíssimo tempo no quarto e já me levaram (e o marido!) para a sala de cirurgia. Daí para o nascimento do meu filhote foi um pulo!


Já no quarto, trouxeram o Rafa todo lindo para ficar comigo. Pulseirinha de identificação na mão e no pé, que era verificada com a constância necessária. As enfermeiras sempre muito atenciosas, bem como o pessoal do berçário. O 1o mimo da maternidade para o Rafa, foi um trocador super prático, que vem com um bolso para coisas como creme para assadura e lenços humedecidos. Ou seja: A mãe não precisa levar nada disso. 
No dia seguinte, vem uma pessoa com um carro super fofo da Granado dar o 1o banho dele. Sim, o primeiro banho é no quarto e ela ensina direitinho como fazê-lo. Ganhamos o certificado do 1o banho e um kit da Granado.


No dia da alta, o bebê só pode sair do quarto no carrinho, por uma questão de segurança. Ele só vai para os braços da mãe já na recepção, depois que verificam as pulseirinhas do bebê e da mãe. 

 MIMOS RECEBIDOS


Na porta do quarto, um lugar para colocar flores e uma plaquinha com a foto e informações do filhote, para facilitar a identificação e tornar o corredor mais bonito...


domingo, 2 de setembro de 2012

PARA O MEU FILHO


Filho, estou cada dia mais apaixonada por você. É difícil explicar. 
Não consigo parar de te olhar e pensar em como fomos capazes de fazer uma obra tão perfeita. Sim, você é todo perfeitinho. Lindo de se ver!
Não importa o quanto eu esteja cansada, quantas horas de sono me faltem ou as dores decorrentes da abertura do forninho. Olhar pra você deixa a minha vida pausada, numa cena bem gostosa de vivenciar.
Sei que podem dizer que isso é papo de mãe coruja, filho, mas vai além disso. É a sensação de plenitude ao compartilhar um momento contigo. É a saudade que bate, quando você está dormindo, mesmo que eu tenha passado toda a noite em claro, embalando o seu sono, abrindo o seu "restaurante" no meio da noite ou apenas em sinal de alerta para qualquer suspiro diferente. É algo bem maluco. É o seu cheiro que não sai de mim, a vontade de lhe encher de carinho e a conversa que a gente tem, mesmo que pareça um monólogo aos olhos alheios. É um amor que às vezes me dá um frio na barriga e instala dúvidas no meu juízo. Sim, queria muito ter todas as certezas. Principalmente a que faz referência a minha competência quanto a cuidar de você. 
Mas prometo cuidado integral da parte que me cabe. Dedicação total e irrestrita para o seu bem-estar. Sei que a gente não pode ter o controle de tudo. Nem mesmo as mães tem esse poder. Mas pelo amor que tem aqui no meu peito, crescendo e devorando tudo, posso te dizer que as minhas intenções são as melhores possíveis. 
É porque o que eu sinto por você, Rafa, é algo calmamente avassalador. Me tranquiliza, suspende as minhas preocupações e me torna uma mulher diferente a cada dia. Porque a sua chegada foi o maior presente que Deus poderia ter me proporcionado e a melhor benção que eu poderia ter recebido.
Filho, você é o meu amor mais lindo e mais sublime. Muito obrigado por existir.