domingo, 13 de setembro de 2009

Para o dono da casa


Obrigado por você ter aparecido assim, de repente, nos meus dias. Confesso que naquele momento não estava muito a fim de "visitas", mas foi impossível resistir à forma como você entrou, de mansinho, sem fazer barulho. Foi chegando como quem não quer nada e, quando percebi, você já estava bem instalado.

Obrigado por abrir as janelas da casa e me proporcionar novos horizontes. Vi uma paisagem diferente através delas. Uma paisagem já conhecida, é verdade, mas há tempos encoberta pelos retratos em branco e preto, pregados na parede por alguns visitantes que achavam que a vida não é uma brincadeira e deve ser levada à sério, de uma forma bem enfadonha.

Obrigado por tirar da gaveta as minhas idiossincrasias, por achar que elas combinam com você e dão um brilho maior ao ambiente. Obrigada por deixá-las expostas pela casa, como aqueles objetos de decoração que retratam bem o seu morador. É que, em muitas ocasiões, guardava um pouco de mim em compartimentos, para agradar as visitas e para não chocá-las... Sim, achava que assim elas se sentiriam mais à vontade. Só que acabei esquecendo que o cantinho é meu e, portanto, deve ter a minha cara, mesmo que, às vezes, ele não esteja tão apresentável aos olhos de quem quer que seja. Obrigado por ter me lembrado disso também.

Ah, e a casa ficou bem mais bonita depois que você passou por ela. Agora ela tem mais luz, uma energia boa. Obrigado por ter acendido a lareira e por ter tornado o ambiente mais quente e mais acolhedor. Por ter aberto as portas e deixado novos visitantes entrarem, agora atraídos pelo que vêem, e não pelo que imaginam. Assim, não preciso mais mudar os móveis de lugar, nem esconder os retratos nas gavetas, cada vez que a camapinha toca. Obrigado também pela música que agora parece inerente ao ambiente. Por não reprimir as minhas escolhas nem a minha voz alta. Por saber que a minha risada é assim, escandalosa, mas ela acaba tornando a casa bem mais real.

Obrigado pela mudança na cor das paredes. Aquele branco todo já estava fazendo mal a minha visão, e me deixando entediada. Gostei das cores vibrantes e dos tons pastéis, distribuidos certeiramente em cada cômodo da minha residência. Ah, e quando você entrou, decidi jogar fora o que não era mais útil, o que estava entulhado pela casa deixando-a com um aspecto desarrumado. É que achei que você merecia mais espaço, e eu acabei ganhando um local mais amplo para passar os dias. Depois dessa providência, tenho mais liberdade para andar e para adquirir o que realmente desejo. E agora, você também pode circular sem ter a preocupação de esbarrar em cacarecos antigos espalhados pelo chão. Obrigado por tornar a minha casa maior e mais clean. Combina mais com o meus estilo.

Depois que você entrou, tudo ficou mais liberado. Posso colocar o pé na mesa e a toalha em cima da cama. Posso deitar no tapete e ficar ali, assistindo televisão. E posso querer, sim, que ela esteja arrumadinha, com cada coisa em seu canto, se essa for a minha vontade. Agora, parece que a casa voltou a ter a cara da dona. Ah a ausência dos relógios quando você está aqui, também foi providencial. Agora, as horas parecem ter outra dimensão na tua presença, e eu esqueço do tempo quando ficamos sentados, conversando. Falando amenidades, contando dos nossos dias ou, simplesmente, apreciando o ambiente.

Obrigado também por ter tirado as trancas e as chaves desnecessárias. Por ter arrumado o jardim e jogado fora os manuais improdutivos empilhados na estante. Obrigado por manter as janelas abertas e o tapete na entrada. Por, finalmente, ter feito que a dona da casa se sentisse a rainha do lar. E, tudo isso, sem você - nem ao menos - ter se dado conta de toda essa metamorfose. Sem fazer esforço e sem terceirizar o serviço.

A casa é sua...

Kiki

3 comentários: