terça-feira, 2 de abril de 2013

CARTA AO MEU FILHOTE

Filho, a lição mais difícil de aprender e que tenho que socializar depois da sua chegada, é que mãe também é gente. É verdade q essa condição fica relegada a segundo plano, em decorrência da sua presença e da vontade instintiva de ficar sempre ao seu lado e não te deixar chorando nem por míseros minutinhos. Sei que tem gente que diz que faz bem para os pulmões, mas, a principio, bem faz não te ver com o olhinho cheio de lágrima. O pulmão a gente deixa para a natação, o agrião, etcetal. Só q nessa, o xixi fica para depois, o condicionador fica no cabelo e mamãe fica vendida! 

Acho que esse conselho, na verdade, é mais para mim do que para vc, já que eu sou a adulta da relação, por enquanto. Mas é que às vezes vc chora mesmo sem fome, sem dor ou sem fralda molhada, bem na hora que mamãe tem que almoçar. TEM, porque comer, tomar banho e fazer xixi já entraram na categoria "lazer". Aquela que vem depois de fazer seu suco, dar o seu banho, arrumar o seu quarto e esterilizar as coisas. Acredite filho, mamãe jamais vai te abandonar. Ela só saiu do seu campo de visão pq teve que abaixar para pegar a panela! Só estou te falando isso pq vai ter um monte de especialista dizendo q é manha, que estou lhe acostumando mal, que deixa chorar e coisas do tipo. Outros irão dizer para não deixa-lo chorando sozinho, pq isso irá ser determinante para o estabelecimento da confiança q vc tem e terá. Aí a gente tem que ficar de platéia do seu choro. Não é fácil, filho. Puxar a cadeira, sentar e ver você se esgoelando e olhando pra mim com cara de "me salve pelo-amor-de-deus"!!! Mesmo que isso seja as 3h e a mamãe aqui não tenha ninguém para ajudá-la quando o sol raiar. Nessas horas, filho, lembro de uma tal de supernanny que iria me reprovar com louvor. Segundo o seu pai, ela deve ter umas duas Babás e três empregadas!! E mesmo com todo esforço, a gente ainda corre o risco de ficar com a consciência "pesada-sou péssima mãe" pq não seguiu o protocolo da super!!! 

Aprenda filho. Capacidade de adaptar-se é fundamental para ser feliz nesse mundao de meu Deus! Olhe só para mim: era uma executiva-atleta-independente. Agora sou uma mãe-donadecasa-dependente. E me adaptei e sou uma exausta feliz! Muito mais feliz por ser mãe e bem mais exausta por ser dona de casa. Todo esse pequeno sacrifício, para poder estar mais perto de vc, te acompanhando com o cordão umbilical em riste. Mas até isso tem data de validade, porque papai disse que se eu não voltar para a vida de CLT, a gente vai falir. Ele também está cortando um dobrado!! Ainda bem q ele aprendeu a passar roupa super bem na AFA e, o mais importante, não ficou traumatizado! Pq eu não suporto passar roupa e estou sem saco para "terapias-cura-trauma"!! É isso filho. Mãe também é gente e a sua precisa sublimar mais do que os mortais normais. Correr, malhar, ler um bom livro, comer chocolate!!! A sorte é que o simples fato de olhar pra vc já tem curado muitas dores e redirecionado muitas energias "mais ou menos"! Gracias! Um dos presentes da maternidade... 

Não espero que você leve isso como reclamação, pois não é. Inclusive, o pacote de bônus é muito maior. Essa é apenas uma constatação de ordem publica para que todos tratem muito bem as (boas) mães que, ainda por cima, ESTÃO donas de casa. O marido, o filho, o chefe e o vizinho. E que lembrem que a gente precisa comer, fazer xixi, tomar banho de forma completa, escovar os dentes. Vc não precisa se preocupar com isso agora, porque ainda é muito pequenininho. Mas a mamãe aqui vai deixar gravado para o caso de, daqui há 20 anos, você resolver aparecer, lá em casa, com uma piriguete que não cumpra os pre-requisitos do "teste materno de qualidade"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário