segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GOSTO

Não sei lidar com um monte de coisas. Não sei lidar com a solidão. Não sei conviver com o sofrimento do outro. Sim, esqueço facilmente quem me fere e porque o fêz. Não, na verdade, não esqueço. De fato, acabo justificando as ações alheias, mesmo que elas tenham me ferido profundamente. Sim, levo mágoas. Algumas. Mas elas só viram mágoas quando o meu super-ego não consegue justificá-las.
Não sei lidar com mentiras. Nenhuma delas. Nem com omissões. Mas o que mais me irrita é a falta de respeito. Com qualquer ser humano mas, principalmente, com as pessoas que a gente mais deveria amar. Não, não concebo amor sem respeito. Não concebo amizade sem respeito. Não acredito em relação sem respeito. Mas respeito verdadeiro Respeito conquistado por mérito, como deve ser.
Não sei lidar com diplomacias desnecessárias e com puxa-saquismo. Não sei, definitivamente. Não suporto "gostar por conveniência". Me enjôa atitudes falsas por propósitos infantis. Gosto do real, do verdadeiro, do preto-no-branco. Gosto de escutar o que as pessoas realmente têm a dizer, e não o que elas consideram mais conveniente. Acredito na possibilidade da boa educação separada das falsas cortesias. Ninguém é obrigado a gostar de todo mundo.
Não sei lidar com as perdas e nem sei lidar com os fins. Na verdade, sei menos lidar com o processo que dá origem a tudo isso. Talvez elabore facilmente o "luto" quando a história foi bem sucedida. E, para ser bem sucedida, a história não precisa ser para sempre. Para ser bem sucedida, a história tem que ter agregado coisas boas à nossa vida. Conheço um monte de "pra vida toda", onde o mais sábio seria um decreto de morte por falta de nutrição.
Ah, não sei lidar com um monte de coisas. Se, por um acaso, esqueci de dizer que sou difícil, desculpem a falha. Não sei lidar com esperas, de nenhum tipo. Sou extremamente ansiosa e não gosto de ter que advinhar. Um minuto = uma hora. Sou impaciente, persistente, um pouco irônica e um tanto contraditória. Não sei lidar com prolixidade, nem com tentativas constantes de demonstrar conhecimento. Penalizo-me por quem acha que vale o quanto pesa. Por quem acha que o seu valor é medido pelo que conseguiu acumular quantitativamente durante a vida.
Não gosto de falta de flexibilidade, de zonas de conforto, nem de linhas sempre retas. Não gosto de "ter que"... Não gosto de perder o meu controle, nem de decepcionar os que estimo. Não gosto de ilusões, de falsas promessas e de falta de congruência entre o que sente e o que faz .
Não gosto de perder o tom, nem de passar falsas impressões. Não sei me sentir pouco à vontade, nem gosto de me sentir estranha onde deveria me sentir em casa. Aprendi a assumir as minhas incapacidades e os meus erros, mas não gosto de saber que eles podem fazer sofrer quem eu amo. Não gosto dessas minhas incapacidades, nem das minhas falhas.
Sou perfeccionista, insegura e, talvez, o meu nariz um pouco reto, me dê um certo ar pedante. A pose, às vezes, é uma boa defesa. Acreditem! Não gosto de me sentir vulnerável, nem de ser mal interpretada. Não gosto de deixar falhas, nem lacunas nas relações. Não gosto que entendam errado, se eu posso explicar de novo. Às vezes, tenho a impressão que não sou tudo o que pareço...
Não gosto muito de comportamentos efusivos e desproporcionais. Acho que eles entram em choque com o meu jeito, na maioria das vezes. Ou talvez eles me assustem, não sei. Gosto de passar despercebida, se já tenho quem quero ao meu lado. Não gosto de me sentir fraca, nem de correr só meia hora.
Não gosto de fraquejar, nem de me comportar mal. Minhas decepções comigo mesma são tenazes, e demoram a cair no meu esquecimento , mesmo quando todos acham que tudo é besteira. Sou a minha pior juíza, sei bem disso!
Mas gosto muito das pessoas... Um tantão. De todas. Gosto de entendê-las, conhecê-las e mudar de idéia a respeito das mesmas, se isso me garantir mais gente boa por perto. Volto atrás facilmente. Perdôo e sei pedir desculpas sem nenhum problema. Não tenho orgulho desnecessário. Gosto que gostem de mim pelo que sou. Assim, desse jeito. Gosto de me sentir aceita e de deixar as pessoas ainda mais felizes.
Sim, gosto muito.

6 comentários:

  1. kikis...me encontro muito nos seus escritos
    beijos
    o q vc vai fazer no feriado?
    manu

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga!!
    Vou ficar por aqui. O Pato vai estar cirurgiado... Fernanda tb chega esse fds!!
    E a senhora??
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ler seus textos!!!
    Mais uma vez parabéns!!!
    Bjss
    Lalá

    ResponderExcluir
  4. E eu gosto muito de vc, minha amiga querida!
    Manda pelo menos um sinal de fumaça, por favor!
    Besote

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Lalá!! Adorei vc aqui!!!
    Gabis... vou t mandar um email. Sonhei contigo!!
    Petones

    ResponderExcluir
  6. bem, eu não te conheço, mas, enfim, cheguei ao seu blog e me encantei com os seus textos, me identifiquei demais com esse 'gosto'! Você escreve muito bem! Parabéns!

    ResponderExcluir