quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mulher e Futebol - Ainda existe!!

Fui logo avisando que não contasse comigo no domingo porque era a penúltima rodada do campeonato brasileiro, importantíssima.


- Mas o campeonato já não acabou? Eu vi na televisão, a festa do campeão.
- Não, o que acabou foi o da segunda divisão. O Palmeiras subiu de novo.
- Subiu? Para onde? Como assim? Tou falando dum time azulão.
- São Caetano?
- Tem São Caetano? Não, um de Minas.
- Ah, o Cruzeiro. O Cruzeiro já é campeão. Da primeira divisão.

Ela pensou um pouco.

- Então porque ainda tem jogo?
- É que é por pontos corridos.
- O que é isso?
- Quem faz mais pontos, ganha. Não viu o Xongas, não?
- De que time ele é?
- Esquece.
- Não, eu quero entender. Sempre foi assim... Já tem campeão e o campeonato continua?
- Meu anjo, é que tem que classificar cinco para a Taça Libertadores, que é o campeonato sul-americano.
- Mas o sul-americano não está acabando? O São Paulo não perdeu nos pênaltis outro dia? Você ficou assistindo até meia-noite e meia. Vê se isso é hora de se jogar futebol. Foi sempre assim? A essa hora?
- Não, é outro campeonato sul-americano.
- Quer dizer que tem dois campeonatos sul-amenicanos? Por quê? Sempre foi assim?

Eu não sabio o porquê. Mudo de assunto.

- Além do mais, hoje pode ficar decidido quem cai para a série B. Série B é aquela que o Palmeiras foi campeão.
- Mas você disse que ele foi campeão da segunda divisão. Tem Série B e tem Segunda Divisão? Sempre foi assim?
- Olha, antigamente era primeira divisão, segunda divisão, terceira divisão. Agora é série A, série B e série C. Sei que é um pouco complicado. O meu Linense, por exemplo, disputa a B-1. Entendeu?
- Parece nome de remédio. Sempre foi assim? E quem vai cair para a série B (ou segunda divisão? Viu como eu entendi?).
- Pois é isso o que eu quero saber hoje.
-E o campeão da segunda divisão, o Palmeiras, depois vai jogar com o Cruzeiro, campeão da primeira, para ver qual é a melhor divisão?

Eu tentando manter a calma.

- Mas o Palmeiras não era da primeira divisão? Devia jogar agora como o Cruzeiro, você não acha? E Flá-Flu ainda existe?
- Existe, existe.
- Eu acho que não. Porque outro dia eu ouvi na televisão o Galvão Bueno explicando que, se o Flamengo ganhasse de não sei quem, o Fluminense caia. Porque não joga, então, direto, o Flamengo contra o Fluminense?

Peguei a classificação para tentar explicar a situação para ela. Ela ficou olhando a classificação atentamente. Achei que ela tinha entendido tudo, finalmente.

- Que lindo que é a classificação agora! O que é esse monte de asteriscos? Olha que bonitinho. Foi sempre assim? Olha este, que gracinha! Tem três asteriscos. São medalhas? Payssandu. É do Paraguai???

(Mário Prata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário