segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Plágio

Se você gosta muito de algo, a ponto de querer dividir com outras pessoas, dê os créditos ao dono da banca. Se gostou de um texto, achou legal, diferente, copie. Tudo bem. Não é feio. Pelo contrário. É uma forma de mostrar o quanto aquilo te agradou. Mas, porfavorpelamôrdedeus, dê a César o que é de César. Prestigie a quem é de direito. Aspinhas antes e depois. E o nome do "César" bem abaixo, ok?! Porque fazer as pessoas acharem que aquela obra prima literária saiu do seu cérebro quando o "remetente" foi outro, é muito feio, não é legal e é ilegal. Se é que vocês me entendem.
Não, não vi ninguém plagiando texto meu, já aviso. Não escrevo pra tanto!! Mas acho que me sentiria um pouco injustiçada, como se alguém tivesse assaltado as minhas idéias e desfilasse com elas por aí, por mais simplórias que elas sejam. Simples, mas minhas.
Mas percebo facilmente, quando alguém se apropria das palavras ou idéias alheias. E isso me causa um certo desconforto. Suscita um sentimento de indignação, posso dizer assim.

E quer saber?? Qualquer pessoa mais chegada a leituras, a escritores, poetas e filósofos tem uma certa facilidade em perceber o estilo de escrita. Não se engane, porque não passa batido pra todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário