terça-feira, 22 de junho de 2010

AMIZADE MESMO???

Tenho percebido, ultimamente, que algumas relações ditas amizades tem andado, na prática, um pouco longe disso. Nada pessoal. Nada que me atinja diretamente, graças a Deus. Até porque, tenho pré-requisitos um pouco criteriosos para chamar alguém de amigo. Amigo, amigo. De verdade. Do peito. Não precisa estar perto toda hora, não precisa dizer amém a tudo o que eu digo (é até preferível que não o faça!), mas eu tenho que sentir que torce por mim e por aqueles que me são importantes, a despeito de qualquer discordância. A despeito do rumo que a vida do outro tenha tomado. Mesmo de longe... Eu preciso saber que respeita o meu espaço e que direciona boas energias, mesmo que isso signifique ter que se afastar um pouquinho, pra que caiba a minha presença, junto. Porque amigo que se dispõe a sê-lo, fica feliz com a presença do outro. Tão feliz que o “ceder” torna-se um prazer, pelo gostar de estar junto.

Por isso que não consigo digerir algumas coisas... De repente, amigos deixam de ser amigos porque o outro encontrou alguém bacana, tem prioridades um pouco diferentes e você deixou de ser o centro das atenções? As pessoas crescem e a vida continua. Ponto. Ou será que foi a sua vida que parou no maior estilo Peter Pan? Amigo deixa de ser amigo porque não está mais disponível para as suas vontades todas as vezes que você deseja? A turma deixa de ser uma turma porque algumas pessoas deixaram de estar solteiras e estão com pessoas que os tornam mais felizes? Se assim for, impossível não colocar em questão o significado da palavra amizade. Porque a amizade é desinteressada. Aliás, interesse só pela felicidade do outro. Quanto mais feliz ele está, mais alegre a gente fica. Bem, pelo menos, acho que é assim que deveria ser.

É difícil entender que um amigo só é interessante se estiver só, se for platéia para o nosso espetáculo ou se alimentar o ego. Não entendo, de fato. Não estou aqui dizendo que isso seja um problema grave (e talvez até seja!). To dizendo que algumas pessoas necessitam rever aquilo que consideram uma amizade. E serem melhor posicionadas na escala das relações. Ser mais tolerante, deixar de acreditar que as suas verdades são universais e abrir um pouco mais a cabeça. É preciso ser menos inseguro e parar de usar o outro para sentir-se importante. Porque amigo não precisa fazer isso. As pessoas gostam de graça, sem precisar fazer esforço ou rechaçar qualquer elemento externo, como se ele pudesse ser uma ameaça a sua popularidade.

Julgar menos e aceitar mais. Rotular menos e experienciar mais, de coração aberto. E aí, perceber que – muitas vezes – quando a gente acha que perdeu amigos, a gente poderia – na verdade – está agregando mais pessoas boas ao nosso convívio. Mas não. Existe um sentimento territorialista babaca que impede as pessoas de serem mais felizes, mais legais e mais desejadas. E sabe como se percebe isso?? Fazendo um questionamento básico: Quão mais à vontade - e mais relaxados - os outros estão na sua ausência? É preciso pensar sobre isso.

8 comentários:

  1. Totalmente de acordo com suas sábias palavras, Kiki!!!

    Verdade, seja dita.
    Beijoss, Silvynha

    ResponderExcluir
  2. Kiki, diante de todas essas palavras que me torturavam des do princípio a única coisa que me vem em mente nos últimos tempos, logicamente junto das suas palavras é:
    "...As máscaras vão cair
    E tudo que você vestiu
    Agora você vai despir

    Dhuibida - Dhuibidoo
    Hahahaha

    ...Liberte sua mente
    do que a 'mentira' contou
    Vista-se com o novo
    Dispa-se da máscara
    Venha quem quiser
    Seja como for..."

    Beijooo BÁRBARA LUANA A MENINA QUE TEM LÍNGUA E SABE CONTAR PIADA!! =)

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkkk. Mas o melhor foi o "Dhuibida - Dhuibidoo". Mandou muito!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau.
    Amizade não pede nada em troca, nem sequer que se concorde.
    Um verdadeiro amigo, pelo menos na minha opinião, tem liberdade para falar o que pensa e obrigação de querer ver o outro feliz. E se a felicidade do outro não concordar com o que o amigo disse, não faz mal, já que meu amigo está feliz!
    Por sinal, amizade não é fazer o outro feliz nem esperar que alguém te faça. Amizade não se cobra, não se pede, SE SENTE!!!

    ResponderExcluir
  5. Aiii Kiki, o problema é que a felicidade incomoda, simples assim! E a gente só conhece os verdadeiros amigos quando estamos "UP", no topo, lá em cima mesmo... Assim, como diz Barbareth, as máscaras se interessam pelo chão e caem... PUF! Simplesmente.

    O engraçado é que lendo seu desabafo, eu me lembrei da turma do Peanuts, com suas filosofias cheias de humor...

    “Eu gosto da humanidade. O que eu não suporto são os humanos”.
    (Linus van Pelt)

    E parafraseando Linun Van Pelt:

    “Kiki, de todas as Kikis do mundo, você é a mais Kiki de todas!”


    Tem que rir Kiki... e se preparar, vem mais por aí!! Beijosssssss

    ResponderExcluir
  6. Caramba gatona...que texto animal!!!

    Poxa... amizade é tão simples, flui naturalmente, sem precisar arrastar ou convencer as pessoas de qualquer coisa, sem precisar que haja mudança alguma nos amigos; pois eles querem NATURALMENTE estar perto, gostam das mesmas merdas e dos mesmos becos... e se QUEREM BEM! E é o que encontrei nessa turma, que passei a amar muito mais que demais.

    Abrir os braços para o que faz o amigo feliz, é tão natural quanto a amizade em si. Se não for, é outra coisa, e pode até ser um sentimento bom, mas não é AMIZADE!

    Se afastar é natural, quando é natural. E novamente, o AMIGO entende e apoia o outro quando vê que o afastamento é para que haja crescimento e felicidade do outro. Mas NESSE caso, nunca realmente nos afastamos, só ficamos “menos juntos”, mas ainda pertinho porque estamos dentro do coraçao um do outro sempre...fooi o que aconteceu comigo e meus amigos paulistas.

    Acho que sou meio sonhadora, por vezes otimista demais...mas queria do fundo, do fundo, do fundo do coração que todas as pessoas que eu admiro e amo fossem grudadinhas, no melhor estilo "Friends".

    Porque são pessoas extraordinárias, cada uma em sua diferente personalidade, mas todas indiscutivelmente maravilhosas! E se fico triste quando as pessoas vão indo embora da praia no final da tarde, imagine quando é pra valer...
    Mas, a vida é assim... não sou boa em fazer citações, mas alguém disse alguma coisa sobre a vida ser como um trem, onde a cada estação entram e saem pessoas. Queria que meu trem não tivesse porta de saída...

    Mas não podemos obrigar ninguém a ficar. Fica quem quer, quem se sente à vontade e quem se identifica com essa ninhada de gatos coloridos, barulhentos ,embolados e felizes que somos!!

    ResponderExcluir
  7. Kiki, não a conheço pessoalmente, mas nos vemos sempre, pois sou professora de ed fis tb! Escrevendo que a admiro como profissional e que adoroooo seus textos!

    ResponderExcluir
  8. Que bom Danielle!!! Sendo assim, da próxima vez que me encontrar por aí, me diz que é vc para nos conhecermos pessoalmente, tá jóia!!
    E mto obrigado pelas palavras... Bjo

    ResponderExcluir