Nem sempre podemos direcionar as nossas energias para o seu devido lugar. Nessas horas, uma corrida, um bom chocolate ou um livro interessante mudam o percurso daquele xingamento que já estava fazendo cócegas na nossa boca. Mas também, se a vontade for muito grande e o objeto merecedor, vá em frente, pra não correr o risco de engolir sapos que nem no seu brejo merecem estar!
quarta-feira, 30 de maio de 2012
HÁ 03 ANOS ATRÁS...
... Ela virou uma estrelinha. Assim diria a minha sobrinha. "Está lá no céu, com Luana".
Já falei um monte sobre ela, em anos e ocasiões anteriores.
Esse ano, como se não bastasse todas as minhas lembranças sobre a sua pessoa forte, corajosa e solidária, recebi o plus das informações que constam no livro que a minha mãe escreveu sobre ela, a minha avó, D. Iracema Brandão.
Já li duas vezes, e tem algumas passagens que me chamaram a atenção.
Compartilho alguma delas com vocês...
"Ela viveu intensamente a sua vida e o que me ensinou nenhum de meus renomados mestres conseguiu me ensinar. Eles me ensinaram teorias, ela me ensinou a prática da vida; eles me ensinaram postulados filosóficos, ela me transmitiu valores; eles me fizeram conhecer paradigmas, ela me mostrou a verdade" (Ilza Araújo. Minha mãe. Filha dela).
"Dona Iracema, como os alunos a tratavam, não se limitava a ensinar as matérias do currículo escolar. Ela ía muito além, ensinando o caminho reto para seguir e chegar ao destino de um futuro melhor; as regras de boas maneiras, o discernimento do que era correto e do que era errado, o amor à pátria e o gosto pelo estudo e pelo trabalho" (Geraldo Batista, ex-aluno).
" Eu a chamava de madrinha e ela me abençoava como a uma afilhada de batismo. Eu a admirava como mulher bonita, educada, gentil, cristã. Ela tinha aquele porte jovial, elegante e altaneiro da mulher do Seridó. Havia em seu olhar, a altivez das serras azuis e a humildades dos dourados penhascos dos campos de sua infância" (Lalinha Barros, afilhada e amiga, por ocasião de 30 dia de seu falecimento).
"Sou entusiasta dos problemas educacionais e, especialmente, do aperfeiçoamento do professorado leigo, que considero bandeirantes da instrução, heróis anônimos que constroem alicerces de uma civilização, sem plantas nem cálculos, sem material ne ferramentas, apenas com a inteligência, a dedicação e o amor ao ensino" (Iracema Brandão. Discurso em solenidade de encerramento de um curso, em 1964).
"Como é duro ser líder de classe quando nessa classe não há espírito de unidade, e ela se sente injustiçada, mas não tem coragem de reivindicar (...) Não tenho a experiência nem a segurança de Lula (líder sindical na época) e muito menos habilidade política. Seja o que Deus quiser" (Iracema em carta para o seu filho, em ocasião do movimento dos professores, em 1979).
As minhas preferidas...
"Ser feliz é ter consciência do dever cumprido, é trabalhar com amor e idealismo, é abrir caminho em busca de um futuro onde todos possam ser gente. É esta a missão do professor, que na luta do dia a dia, vai construindo esse futuro, na certeza de que é o alicerce de um mundo em mudança. É gratificante vermos, no homem de hoje, a criança de ontem, que marcou o nosso coração de mestre. É gratificante para a nova geração de professores contemplar nas crianças de hoje os homens de amanhã, responsáveis pela grandeza da nação" (Iracema Brandão).
"(...) gostei de encontrá-la, pois sou inimiga da solidão, que se torna cada vez maior no meio das multidões" (Iracema, em carta para as filhas, quando foi para a missão brasileira nos EUA).
"As verdadeiras alegrias são provocadas por coisas simples, mas gratificantes, e brotam do coração como as águas brotam dos mananciais" (Iracema Brandão).
segunda-feira, 28 de maio de 2012
03 ANOS
Quando eu o conheci, não achei que ele mudaria a minha vida.
Para falar a verdade, tampouco achei que ele entraria - de fato - nela.
Mas, há 03 anos atrás, ele acabou me conquistando, aos pouquinhos.
Com pequenos e surpreendentes gestos.
Com uma disposição diferenciada para estar ao meu lado.
Com uma disposição genuína para mudar, inclusive, a sua própria vida.
E assim foi.
E, há três anos ele continua mudando os meus dias.
De meu namorado, acumulou o papel de marido.
De meu marido, acumulou o papel de pai do meu filho.
E, enfim, construímos uma família.
Dificilmente eu teria feito escolha melhor...
Porque não pensem que é fácil administrar tantas mudanças em tão pouco tempo.
Três anos de tantas coisas vividas, que parecem uma vida interia.
Baby, gracias por todo lo bien...
Amo cada dia, um tanto mais.
domingo, 27 de maio de 2012
SEI LÁ...
"Sei lá...
Tem dias que a gente olha pra si
E se pergunta se é mesmo isso aí
Que a gente achou que ia ser
Quando a gente crescer
E nossa história de repente ficou
Alguma coisa que alguém inventou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um déjà vu
Tem dias que a gente olha pra si
E se pergunta se é mesmo isso aí
Que a gente achou que ia ser
Quando a gente crescer
E nossa história de repente ficou
Alguma coisa que alguém inventou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um déjà vu
Sei lá...
Tem tanta coisa que a gente não diz
E se pergunta se anda feliz
Com o rumo que a vida tomou
No trabalho e no amor
Se a gente é dono do próprio nariz
Ou o espelho é que se transformou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um vis a vis
Tem tanta coisa que a gente não diz
E se pergunta se anda feliz
Com o rumo que a vida tomou
No trabalho e no amor
Se a gente é dono do próprio nariz
Ou o espelho é que se transformou
A gente não se reconhece ali
No oposto de um vis a vis
Por isso eu quero mais
Não dá pra ser depois
Do que ficou pra trás
Na hora que já é!"
Não dá pra ser depois
Do que ficou pra trás
Na hora que já é!"
(Lulu Santos)
quarta-feira, 23 de maio de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
FICA A DICA
Bem, não sou muito de fazer propaganda de produtos para cabelo, porque sempre acabo achando todos iguais. Mas dessa vez, não.
Vi muita gente falando dessa proteína em sites de pessoas famosas, sites que dão dicas de beleza (http://lalarudge.com.br/?s=SH-RD) e coisas do tipo. Como já me decepcionei com muuuuitos produtos caros, de marcas famosas, não dei muita atenção.
Até que fiquei grávida e, nos primeiros meses, os meus cabelos pareciam ser de outra pessoa. Ouvi que era o meu pequeno grande homem, que estava se apropriando de parte das minhas vitaminas e coisas do tipo, para poder crescer, mas que depois melhorava. De fato, melhorou.
Mas, nesse processo de desespero capilar, resolvi usar o bom e velho cartão, para adquirir um creminho desse.
As pessoas sempre comentam do preço, que é caro, e tal, mas eu não achei. Não, pelo quão econômico ele é e pela mudança REAL que ele provoca nas madeixas. Sem contar que faz com que você desencane de shampoo e condicionador mais caro. Uso sempre que tomo banho, antes de desembaraçar os fios. A consistência dele é quase de uma pasta, o que faz com que ele dure muito. Ah, eu comprei o meu pelo site da sacks, mas já encontrei um desses em lojas no Leblon!
domingo, 20 de maio de 2012
NOSSOS 05 MESES
“A maternidade tem um efeito muito humanizador.
Tudo se torna reduzido ao essencial.” (Meryl Streep)
sábado, 19 de maio de 2012
RECREIO
"Mas aprendi, lá nessa outra escola,
que o sinal do recreio sempre toca,
por mais que aparente demorar a tocar.
Enquanto não toca, a gente foca na lição da vez.
Dialoga com os fantasmas todos.
Interage com a própria alma.
Procura retomar o fôlego.
Cuida, como pode, do coração.
E aguarda. O sinal tocará. De novo".
(Ana Jácomo)
sexta-feira, 18 de maio de 2012
CONSTATAÇÕES DE GRAVIDEZ
Curioso esse negócio de ser uma mulher grávida. Curioso porque não achei outro adjetivo adequado para expressar. Mágico, assustador, incrível, transformador e tantos outros que caberiam tão bem a essa condição chamada gravidez. Tenho pensado nisso com uma certa frequência ultimamente, na mesma proporção que a minha barriga cresce.
Pensem comigo, só para começar. A mulher vaidosa, que cultua o corpo e fica com vontade de matar aquele ser que sugere que ela tá mais gordinha, de repente fica torcendo para que a barriga se torne cada dia maior e que alguém faça algum comentário a respeito. E vibra com o seu crescimento. Sim, agora tem mais preocupações: o-que-pode-o-que-não-pode-na-musculação, o arsenal de cremes para barrigas, pernas, seios, a briga entre o desejo pelo chocolate e o papel dele no auxílio ao aparecimento de celulites que irá acontecer, quer vc queira ou não. Relaxe nesse ponto: É muito hormônio para ginástica e boa alimentação conseguir segurar. Mas que essa dupla ajuda para o “estrago” não ser tão grande, ah isso ajuda! E dizem que depois poupam muito do nosso trabalho. Sem contar que a atividade física é ótimo para dar um up na auto-estima. Quando vc chega na academia, 90% das mulheres perguntam surpresas, “o que vc está fazendo ali", o marido morre de orgulho por você ser guerreira e tal. É bom ser uma exceção a regra, confesso. Nada como definir o abdômen no final da noite...
Não pensem que acabou. Junto com tudo isso, no pacote, a gente recebe – do dia para noite – uma relação gigantesca de “não podes”. Nada de termogênicos para ajudar. Nem naturais, nem industrializados. O chá verde agora tem que ficar mofando no armário e até o "café-nosso-de-cada-dia" recebe tanta restrição, que a gente decide deixar de usá-lo para não se enrolar. A alimentação – que já era difícil ser de 03 em 03 horas, agora precisa ser de 02 em 02. Se vc já bebia muita água, agora tem que se afogar, para não ficar penando para visitar o WC (tarefa tão natural há uns meses atrás). Não é para esperar a sede chegar, é para tomar igual remédio mesmo. Obrigação!!
Para sublimar?? Corrida não dá. Chocolate é melhor evitar. Atividade física requer muita determinação, porque o cansaço foi elevado a enésima potência. Xingar é feio e se estressar faz mal para o bebê. Segure a onda e fique feliz pelo simples fato de ter sido a escolhida. O sublime que dispensa qualquer sublimação. Mesmo com enjôos, desejos não-realizáveis, uma TPM que pode durar até mais de 03 meses! Considerando tudo isso, você tem o direito de ter um companheiro perfeito. Essa exigência deve ser o que de mais natural você merece. Afinal, ele ainda pode tomar uma cervejinha na sexta à noite, não?!
Ah, além de conseguir sobreviver sem uma cerveja gelada, você vai conseguir – estando grávida – outras coisas que até então você achava impossível. Algo do tipo passar os dias sem remédio! Sim, porque ninguém com mais de 2 anos tem um problema de saúde curado só com paracetamol! A dor de cabeça pode aumentar no começo. Você vai colocar gelo, vick, respirar fundo, rolar na cama. Você vai ver, inclusive, que o Vick vai virar o seu “remédio” de cabeceira, pois ele também vai servir para aquele nariz entupido que vai insistir em te perturbar à noite. Aproveita que o corpo já está cremoso do pescoço pra baixo e termina o serviço, cheirando a mentol do pescoço para cima. Outra sugestão, é começar a dormir sentada, para aliviar.
E por falar em dormir... De barriga pra cima não pode. De barriga pra baixo não dá. Só sobra de lado, mas – de preferência, se não for pedir muito – vira para o lado esquerdo, que é melhor! Ah, entenda por dormir aqueles intervalos entre uma ida ao banheiro e outra. Falando nisso... Acostume-se a perder a autonomia sobre determinadas coisas. Além do ritmo frenético das “visitas”, das paradas que a gente tem que obrigar o marido a fazer em qualquer percurso que dure mais de 30 minutos, chega um momento que a nossa bexiga “quase” que tem vontade própria. O quase é referente aos momentos de espirros, tosses e afins. Tá pensando o quê? O bruguelo chega depois da bexiga, do intestino, do diafragma, mas já é o dono da casa. Aperte-se quem quiser!
Ainda no núcleo remédio e saúde, o mais inacreditável é que você vai contar os dias para ir ao médico. E vai querer ir várias vezes. E vai se arrumar com aquela roupa sobrevivente, toda linda, como se fosse a um encontro. E vai mesmo. O melhor de todos.
Ah, antes que eu já entre no romantismo e comece a ser piegas, voltemos a realidade prática. O seu peito vai conversar com a sua barriga. No meu caso, a barriga conversa com o meu peito. E ele vai ter que ficar muito bem sustentado, do tipo dias com soutien, tardes com soutien, noites com soutien, e – enfim – folga ao soutien na hora de malhar, para dar lugar ao top! Algo da família do suuuuper confortável. O mais incrível, é que a gente consegue encarar isso como a coisa mais natural do mundo!!!
A bunda fica maior, as roupas não pertencem mais ao seu corpo, nada de botão vai ser utilizado nos próximos meses. E a gente continua achando tudo isso o máximo, mesmo se olhando no espelho 300 vezes ao dia. A gente não quer chorar, cortar os pulsos, nem tomar cianureto. Até a frase “não tenho roupa” parece esquecida, mesmo sem nada caber, de fato, pela primeira vez na vida!!!! Essa constatação vira piada e tudo isso depende de você.
Sim meninas. Tudo muda. É lindo, mas também vai dar frio na barriga em determinado momento. Normal. Ninguém que vai ter a vida virada do avesso, vai passar incólume por esse processo de transformação. E acreditem: tudo isso que eu falei é pouquinha coisa diante da mudança que vai acontecer na sua cabeça, no seu corpo, nos seus dias e na sua vida. Ser grávida é, no mínimo, diferente. Então, sugiro que seja aproveitado da melhor forma. E da melhor forma, também vai exigir um certo sacrifício, como tudo na vida. Não é porque você está em um estágio permanente de ser dois, que isso muda. Pelo contrário. Movimente-se, cuide-se, curta vocês dois. Com isso, a sua cabeça e o seu corpo vão lhe agradecer profundamente. Ah, e não esqueça que a sua barriga nunca esteve tão perfeita...
Por fim, sinta-se privilegiada pela benção embalada para presente. É ótimo ter uma pessoinha se mexendo dentro de você e chamando a atenção para ela. Ter com quem conversar, mesmo que seja no plano imaginário mais real que existe. Ter o marido te chamando de buchuda com o maior carinho do mundo. E ter sensações que agora são só suas, no maior estilo exclusividade para VIPS, com cadeira única no camarote super prime mega, reservada para você!
quarta-feira, 16 de maio de 2012
A ANIVERSARIANTE
Parabéns para ela, a minha amiga-irmã-querida.
De tanto tempo, tantas conversas, tantas trocas e tanto carinho mútuo.
De quem eu sinto uma falta enorme.
Pelas grandes semelhanças e pelas leves diferenças.
Pelo orgulho e admiração que sinto.
Minha amiga, que Deus te dê sempre o melhor
e que a sua vida seja repleta de alegrias e conquistas.
Estarei sempre ao seu lado, ok?!
Te amo um tantão assim!!!
terça-feira, 15 de maio de 2012
MEUS PEQUENOS
O RAFA JÁ CHEGA TENDO OS MELHORES E MAIS FOFOS PRIMOS DO MUNDO!!!!
NÃO TEM COMO NÃO SENTIR MUUUUUITA FALTA...
segunda-feira, 14 de maio de 2012
CHÁ DE BEBÊ: As responsáveis
Sei que esse agradecimento público vem com um pouco de atraso, devido a "problemas técnicos". Mas, mesmo assim, gostaria de agradecer as meninas da minha vida, por terem me proporcionado um momento tão incrível como o chá de bebê do Rafa. Estava tudo absolutamente perfeito, e a oportunidade de reencontrar pessoas que são importantes para mim e - portanto - também são para ele, foi indescritível. Estavam todos lá...
Meninas, não tenho como definir o que sinto por vocês...
Muito obrigada pelo carinho com que vocês organizaram e prepararam tudo.
O resultado de tanto amor e tanto cuidado pode ser percebido pelas imagens, mas - mais ainda - pela forma como eu estava me sentindo ao final daquela noite.
Rapaz sortudo esse Rafa...
Vocês são parte da herança mais preciosa que já é dele, mesmo antes dele vir a esse mundão de meu Deus.
AMO MUITO!!!!!
SENTIMENTO
Toda vez que chego ao Rio, depois de uma temporada em Natal, com a minha família e meus amigos, fico com um sentimento estranho de não pertencimento...
domingo, 13 de maio de 2012
PARA A MINHA MÃE
Muito obrigado por tudo.
Por estar sempre ao meu lado, apoiar as minhas decisões e
sempre ter o melhor conselho e as palavras mais acertadas.
Obrigado por conservar valores tão importantes e repassá-los para os seus de uma forma tão natural.
Você fez de nós, mulheres especiais, num mundo cada vez mais enlouquecido, egoísta e mesquinho.
Você tem sido vitoriosa na tarefa de ser mãe, avó e amiga.
A sua presença na minha vida funciona como um norte, um porto seguro,
a certeza de que nunca estarei sozinha,
independente do caminho que resolva seguir.
Mãe, defiitivamente, você foi o meu primeiro presente.
E depois de tanto tempo, continua sendo uma benção nas nossas vidas.
Por tudo isso, nunca cansei de afirmar que terei sucesso,
se conseguir criar e educar os meus filhos
como você tem feito cotidianamente conosco.
Esse ano, esse desejo e essa meta começam a tomar forma.
Tenho a possibilidade de começar a minha caminhada em prol de um objetivo tão importante.
Talvez, o maior de todos na vida de uma mãe.
O melhor de tudo, é saber que posso contar com você nessa trajetória,
mais uma vez. Muito obrigado por tudo...
Nunca saberia o que seria de mim sem você assim, do jeitinho que você é.
NÓS TE AMAMOS!!!
Kiki e Rafa
quarta-feira, 9 de maio de 2012
LANÇAMENTO DO LIVRO
Há 03 anos a minha avó virou uma estrelinha, como diria minha sobrinha.
Mulher forte, matriarca da família, que sempre parecia ter resposta para tudo.
A dona da casa 800, da rua Maria Auxiliadora. Casa que sempre estava repleta de pessoas...
Do melhor cafezinho no final da tarde, das comemorações, do auxílio aos que necessitavam.
Uma mulher beeeeem a frente do seu tempo, e a única unanimidade que eu conheci nesses meus 33 anos.
Como forma de contar a sua história e preservar a sua memória, minha mãe passou esses anos pesquisando, estudando, ouvindo os amigos e as pessoas que a conheceram de perto. O resultado desse trabalho é o livro que estará sendo lançado hoje. IRACEMA.
O livro da minha mãe, que é da minha avó...
quinta-feira, 3 de maio de 2012
CONSELHOS DA VOVÓ
A mãe do Rafa também faz yoga...
'Tavam pensando que era só esteira, musculação e coisas do tipo???
Mãe, tô tentando, tô tentando!!!!!!
P.S.: Ainda sobrevivem músculos ao redor... UFA!!!!
P.S.: Ainda sobrevivem músculos ao redor... UFA!!!!
RESPIRA FUNDO E VAI
"No fim das contas, apesar de todo controle, toda vigia, toda projeção, todo achismo, existe esse lado absolutamente inesperado e não há nada que possamos fazer para mudar essa cara que a vida também tem. O que dá pra fazer é continuarmos a fazer escolhas que passem pelo nosso coração, estar conectados com o positivo, ter um olhar atento e amoroso para o nosso bem-estar. Continuo a acreditar que a vida leva isso em conta na elaboração do desenho que faz junto com a gente.
Continuo a acreditar que o sentimento cria, assim como a palavra. A propósito, o controle excessivo também cria: rugas, estresse, tensão muscular, dores de cabeça metafóricas e literais, além de um coração encolhido e mal-humorado. Se não dá pra gente controlar, melhor apostar em lidar com a vida com mais alegria e leveza. Seja lá o que tiver que acontecer, o caminho, ao menos, vai ser mais agradável.
O inesperado nos mete um pouquinho de medo, é claro, mas também nos traz a perspectiva de renovações favoráveis. De que surpresas interessantes podem surgir. A qualquer momento. Coisas que a gente nem imagina…"
terça-feira, 1 de maio de 2012
FILHOTE
Pra variar, o filhote tirou nota 10. Grande, forte, seguindo os ritmos da mãe.
Os pais receberam os parabéns.
"O filho de vocês é lindo!! Ai como é bom fazer ultra de uma criança assim".
Nada como uma ultrassonografista que vibra com o que faz, pra deixar os pais bobos, bobos.
Vinte uma semanas, meio kg, pernas longas... Tudo organizado e funcionando direitinho.
Acho que ele gosta da vida que a mãe leva..
Na hora da fotinho, ele já tinha feito a musculação diária, por isso que estava quietinho.
P.S.: Essa foto é a foto da foto... Depois o pai vai escanear... Se precisarem de Manual para entender, me avisem, pq a mãe vê tuuudo!!!! Mão no olho e mão perto da boca, no maior estilo "me deixem dormir"!!!
Assinar:
Postagens (Atom)