terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARA MERECER, SAIBA AGRADECER

Por mais clichê que pareça, eu repito: Dê o devido valor as coisas. Não esqueça daquelas que são corriqueiras e aparentemente simples, que tendem a passar despercebidas no nosso questionário de avaliação. Acredite, essas pequenas "ordinariedades diárias" são capazes de preencher um espaço gigante, se a gente consegue sentí-las. É clichê? Então, valorizemos o que sempre é dito, redito e repetido. Por alguma razão, determinados conselhos se tornam frequentes. 

Valorize os momentos de ócio, porque eles serão o seu maior tesouro, na correria insana do dia-à-dia. Valorize as pessoas que estão sempre por perto que - de tão perto - achamos que estarão sempre ali. Elas serão a sua melhor lembrança e o seu porto-seguro "virtual", quando você precisar "sentir-se em casa", mesmo a kms de distância. Valorize o silêncio, a gargalhada despretenciosa, a dúvida que não precisa de resposta imediata. O sossego do fim de semana, a hora de voltar para casa, a cumplicidade do lar. Valorize o tempo gasto pelo outro, a energia despendida e as razões pelas quais levam alguém a sair do ponto comum. Valorize também o ponto comum... O dia comum, o tratamento comum, a segurança do que o comum nos traz em determinados momentos. E se sair do comum, dê créditos a sua coragem, a sua disposição, a sua iniciativa. Valorize a capacidade de emocionar-se com mais um dia.

Valorize cada dose extra de coragem para seguir em frente. A saúde que permite mais um dia de treino. Aproveite enquanto a tem, para fazer coisas que - lá na frente - não poderá fazer com a frequência que deseja. Por falta de tempo ou de condições físicas. Aproveite o que você tem, enquanto você tem. Valorize a possibilidade de escolha. O ficar sentado no sofá ou o sair para correr. A hora extra de trabalho ou uma horinha a mais com a família. Uma noite de festas ou uma manhã de sol. Uma hora na academia ou o merecido descanso. Escolha. Mas na hora de decidir, seja justo com a vida, com o seu corpo e com você mesma. Não escolha por conformismo, preguiça ou imposição de terceiros. Pelo menos, não na maioria das vezes. Seja justo com o que recebe. Aproveite o que lhe oferecem.

Aceite, curta e retribua. É o meu conselho para hoje.

3 comentários:

  1. É só o que eu tenho feito... Obrigadaaaaaaaaaaa
    Grazie mille per tutto !
    bacino.

    ResponderExcluir
  2. Kiki, que lição de vida! Realmente temos de curtir cada pequena porção da vida: os momentos, as pessoas, os fatos, as amizades e principalmente, o nosso EU e tudo aquilo que encontra-se perto da gente. Só assim é mais fácil viver e dar a esta vida um sentido mais prático e eficaz de realizações....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo !!! Parabéns pelo belo texto !!

    ResponderExcluir